Como plantar grama em placas passo a passo

Dicas de plantio de grama

Se você for plantar um gramado ou renová-lo, há alguns elementos importantes que devem ser considerados antes de simplesmente espalhar alguns tapetes de grama no solo. Antes é preciso fazer a escolha certa entre os diferentes tipos de grama, analisar as características que cada variedade possui, e optar pela grama que melhor se adapta à sua obra.

A primeira dica consiste em eliminar todas as pragas e ervas daninhas do solo antes de iniciar o plantio de grama. Obs. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo.

Outra dica importante é que existem diversas técnicas de plantio, que podem variar dependendo da cada situação. A maneira correta de plantar a grama pode fazer toda à diferença e contribuir muito para o bom desenvolvimento de um gramado, tornando-o forte, saudável e bonito.

Como plantar Grama em placas e tapetes

As gramas em formato de placas proporcionam maior rapidez na hora de plantar a grama. As gramas estão disponíveis nas variedades para clima quente e frio. As placas e tapetes são produzidas para serem plantadas de forma simples e formam um gramado compacto. Antes de plantar as placas de grama, remova as irregularidades do solo e certifique-se que ele esteja perfeitamente plano. Morros e depressões são difíceis de serem reparados depois da colocação da grama.

No caso de grama em tapete, desenrole os rolos e coloque-os no lugar. sem esticar ou amontoar as placas/tapetes; encaixe-as como um quebra-cabeça. Corte pedaços irregulares com uma pá ou facão. Faça a compactação das placas recém plantadas com um rolo de compactação e/ou um soquete com abas largas, para garantir que as raízes fiquem em contato com o solo. Preencha quaisquer juntas visíveis com uma camada de solo, de modo que a terra se aloje entre o caule e e as folhas da grama. Obs. A aplicação da camada de terra, também chamada cobertura, ajuda na retenção de umidade e brotação da grama.

Irrigação pós-plantio da grama

As placas de grama recém plantadas, precisam ser regadas regularmente por pelo menos 30 dias; até que o processo de brotação e pega da grama estejam concluídos. Em regiões muito secas, pode ser que seja preciso continuar irrigando a grama, até que as raízes estejam bem aprofundadas e, que já não seja mais possível desgrudar os tapetes do solo. O gramado para estações frias pode ser plantado em qualquer época do ano, desde que o solo não esteja congelado.

Cuidados com a grama no pós-plantio

Logo que a grama é plantada são necessários alguns cuidados para que o plantio seja eficiente. Dica: no caso da irrigação, são necessárias regas diárias por aprox. 30 dias e, de preferência, irrigar a grama sempre no final da tarde, para que a umidade dure a noite toda e mais algumas horas no período da manhã do dia seguinte.
TOP